Um dos desafios do mundo com 7 bilhões de pessoas é garantir alimento a todos, segundo especialistas. De acordo com a Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO), o ideal é estimular as atividades dos pequenos agricultores por meio de cooperativas agrícolas. Os projetos ganharão o apoio da FAO, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Programa Alimentar Mundial (PAM).
Segundo a FAO, as cooperativas em todo o mundo reúnem mais de 800 milhões de integrantes e geram cerca de 100 milhões de empregos. Em geral, essas instituições se envolvem em agricultura, silvicultura, pesca e pecuária.
No Brasil, as cooperativas foram responsáveis pela geração de 37,2 % do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola e de 5,4% do PIB global em 2009. O Fida trabalha com cooperativas agrícolas no Nepal (na Ásia), em centros de desenvolvimento de cabras. Nas Ilhas Maurício (no Oceano Índico), cooperativas respondem por mais de 60% da produção nacional de alimentos.
As agências da ONU com sede em Roma informaram que, no próximo ano, vão intensificar o apoio às cooperativas agrícolas com benefícios econômicos.
Fonte: Agência Brasil
http://eco4u.wordpress.com/2011Se já existe 1 milhão de pessoas que passam fome hoje, com vai ficar com o aumento da população? (vejam vídeo abaixo)
Pelo menos, eu acho que lugar prá morar não vai faltar prá ninguém, porque a indústria imobiliária está crescendo muito. Só vejo desmatamento de áreas verdes para construirem condomínios e apartamentos de luxo, comunidades (antigas favelas) aumentando em todas as capitais, viadutos, pontes, estradas e estádios. As áreas de plantação vão-se acabando, os agricultores saindo da zona rural para as cidades, os índios, perdendo sua floresta, os rios todos poluídos e o mundo se transformando numa selva de pedras.
Quando chegarmos a 10 bilhões de pessoas, não vamos ter água para beber, nem espaço para plantar, porém vai estar todo mundo morando em algum lugar, seja num ap de luxo, numa favela ou embaixo de viadutos, todos atrás de grades e sistemas de segurança, porque aquele que conseguir algum alimento, não vai poder sair de casa. Nessa hora, pode-se dizer, " o mundo se acabou".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!