Frutas, verduras e legumes, quanto maior a variedade, maior é a quantidade de nutrientes. Você já deve ter ouvido falar que as refeições devem ser coloridas, mas não pense que isso se deve ao visual. É que cada grupo de alimentos contém substâncias importantes para determinads funções.
Um prato predominantemente amarelo, por exemplo, é rico em carboidrato e deixa a desejar em outros quesitos, como proteínas, vitaminas e minerais. Esse desequilíbrio compromete a qualidade do funcionamento dos órgãos e os reflexos podem ser percebidos na balança e, principalmente, na saúde.
Portanto, saber escolher as combinações na hora de preparar a refeição ou no momento de montar o prato, vai muito além do paladar.
Vermelhos: são ricos em licopeno, um aliado no combate ao cansaço e a depressão. Tomate, pimentão, caqui, morango.
Amarelos e alaranjados: são fontes de vitamina C e betacaroteno, importantes para garantir a imunidade. Laranja, cenoura, manga, abóbora.
Verdes: ricos em fibra e ferro, são alimentos desintoxicantes. Alface, pepino, rúcula, couve, kiwi, limão.
Brancos: contém flavina e cálcio, que fazem muito bem aos ossos. Leite, queijos, iogurtes.
Roxos e pretos: fontes de ferro e vitamina B1, retardam o envelhecimento das células, cuidam do coração e do sistema nervoso. Azentona, beterraba, beringela
Marrons: são ricos em fibras, ajudam no bom funcionamento do intestino e combatem o colesterol ruim. Frutas secas, amendoim, amêndoas, nozes e castanhas.
Então, aproveitem as cores da natureza e Boa Saúde!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!