Mais um pouco de História da Arte. Dessa vez vamos até a Itália, saber sobre a Arte Romana. Espero que aproveitem.
A fundação de Roma está cercada de lendas e mitos. Tradicionalmente considera-se que ela sse deu em 753 a.c. Sebe-se porém, que a formação cultural do povo romano sofreu forte influência de gregos e etruscos, que ocuperam diferentes regiões da Itália entre os séculos XII e VI a.C.
Os romanos receberam dos etruscos a idéia de que a ate deve expressar a realidade vivida. Dos gregos, herdaram a visão de que a arte deve expressar um ideal de beleza.
A Escultura
A escultura é uma forma interessante de observar ainfluência de etruscos e gregos. Realistas e práticos como os etruscos, os romanos produziram na escultura figuas muito próximas da pessoa retratada. Como os gregos, procuraram também manifestar em suas obras uma bleza humana ideal. A preocupação dos escultores romanos em representar figuras de fácil identificação é notada também nos relevos de monumentos comemorativos.
A Arquitetura
O arco foi um importante recurso de arquitetura que os romanos conheceram com os etruscos e empregaram em muitas de suas obras. Antes de sua invenção, o espaço entre colunas era limitado pelo tamanho da arquitrave, pois, quanto maior ela é, maior a tensão que recebe. Além disso, a pedra não suporta grandes tensões. Por isso os templos gregos eram repletos de colunas, o que reduzia o espaço de circulação.
O arco permitiu ampliar o vão entre as colunas, pois nele as tensões têm distribuição mais homogênea. O conhecimento dos romanos sobre o arco e sobre a construção de abóbadas possibilitou-lhes criar amplos espaços internos, livres de colunas. O Panteão é o melhor exemplo dessa diferença da arquitetura romana em relação à grega.
A Pintura
A maior parte das pintura romanas hoje conhecidas provém das cidades de Pompéia e Herculano, soterradas pela erupção do Vesúvio em 76d.C. As pinturas de Pompéia - cujas ruínas foram descoertas no séc. XVIII - fazem parte da decoração das paredes internas dos edifícios.
Inicialmente, decoravam-se as paredes com uma camada de gesso pintado para dar a impressão de placas de mármore. Mais tarde, alguns pintores perceberam que era possível passar a ilusão de um bloco saliente de mármore apenas pela pintura, sem necessidade de gesso. Essa descoberta conduziu a outra: se era possível sugerir saliência, podia-se também sugerir profundidade. Começou-se então a pintar painéis que davam a idéia de janelas abertas por onde se viam paisagens com pessoas e animais. Outras vezes, pintavam-se barrados com figuras de pessoas formando uma grande pintura mural.
Descobrindo a História da Arte. Proença, Graça
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!