O ritmo está presente na música, na respiração, na organização dos objetos, nas formas da natureza e em muitas imagens do cotidiano. Podemos também formar ritmo com pontos, linhas, planos, cores, etc. Para formar um ritmo, é necessário que estes elementos estejam em sequência. Esta sequência poderá ser de repetição do mesmo elemento ou repetição de elementos alternados.
O ritmo dá a sensação de movimento: pode se apresentar de maneiras diferentes, dependendo de como os elementos são organizados.
Na Música
Alguns preferem músicas lentas, outros rápidas. Para a música, o ritmo é fundamental, afinal é composta pela organização de sonss e silências em diferentes durações, normalmente em sequências regulares.
Na Dança
Não há como imginar a dança sem o ritmo. Ele aparece na coreografia, no figurina, na música, no cenário, nas luzes.
No Teatro
O teatro, assim como a dança, aprsena todos os tipos de maniferações da arte. Isto acontece no cenário, no figurino, na música, na coreografia, no canto, etc. além destes fitmos, o teatro tem o oseu ritmo próprio, ou seja, na sequência de cenas e atos, no entra e sai dos atores, nos altos e baixos da voz, dos movimentos, etc.
(Aprende Brasil - Editora Positivo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por comentar!