segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA

Gente, esse filme é uma delícia de se ver! Prá quem é profesora e prá quem é aluno. Bem, eu sou suspeita de falar, porque sou fã de Ziraldo e não perdia um episódio do Menino Maluqinho na TV Educativa.
A atriz principal é Paola Oliveira que está muito bem no seu papel de professora moderninha, fora dos padrões rígidos da escola comandada por padres. Ela ensina de uma forma divertida, que faz com que os alunos se apaixonem por ela. Mas é claro que esse comportamento ia provocar as outras professoras antiquadas e aí..., só indo assistir prá ver o que acontece.


Eu voltei à minha adolescência, no meu colégio de freiras(no interior), quando chegou uma nova diretora , cheia de idéias modernas. Deu um choque nas outras freiras e nos pais, que já estavam acostumados com a rotina da escola. Ela revolucionou! Levou a gente para o cinema para assistir "Ao Mestre com Carinho", cantou "Jesus Cristo" na igreja, permitiu festa com rapazes na escola (que era só feminina) e mudou o uniforme de saia para calça comprida (jeans). Foi uma loucura!


Os pais também eram apaixonados por ela e não faltavam às reuniões. Era sempre casa lotada! Porém, tem sempre aqueles mais conservadores, que não aprovavam as novas idéias e junto com outras freiras, começaram a persegui-la. Alguns até tiraram seus filhos da escola. E porisso ela não durou muito, nem como freira. Deixou o hábito e foi para a capital onde procurou ensinar em outra escola. Alguns anos depois, ela faleceu de acidente, em seu próprio carro.


Eu fiquei muito sentida, porque fui escolhida para trabalhar com ela na Secretaria da minha escola, depois que me formei em professora (ensino médio). Tinha 17 anos e era meu primeiro emprego! Imaginem a minha emoção ao ser convidada para trabalhar com aquela mulher adorável, generosa e tão diferente das outras freiras que a gente tinha medo! Ela foi a minha mestra em tudo! Foi quem me encaminhou na profissão e nas artes. Comecei fazendo cartazes para os murais da escola.


Hoje, ainda sinto muita saudade, mas lembro dela com alegria, porque sei que onde ela estiver, está fazendo um bom trabalho com muito amor e um belo sorriso nos lábios.
Muita luz, Irmã Nair! Eu te amo, minha mestra querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!