Eu era uma pessoa muito tímida e tinha medo de reclamar se alguma coisa não me agradasse. Engolia tudo do jeito que vinha e me conformava, se alguma coisa não estivesse no meu gosto. Só por medo. Medo de me acharem "chata", exigente e "abusada".
Hoje, diante dos meus direitos de consumidora, reclamo de tudo! E melhor, com a maior classe, sem me estressar, sem me alterar, sem ficar constrangida e sem discutir com o vendedor. Prá isso também tenho que ter uma boa dose de paciência e perseverança.
Estou escrevendo sobre isso, porque hoje eu deixei passar um fato porque a quantia era irrisória: o restaurante self-service, cobrando 10%. Sei que só pagaria se eu quisesse, porque não tinha nem garçon servindo.
Meu primeiro caso de reclamação, foi o de uma geladeira de uma marca conceituada. Eu não aceitei o fato do congelador congelar demais a ponto de não fechar a porta e eu ter que fazer o degelo toda semana. Se tivesse um sorvete ou um pavê, tinha que acabar logo para desligar a geladeira. Entrei em contato com o fabricante, que me informou que essa era uma "característica do produto". Eu falei que eu era uma consumidora dessa marca há mais de 10 anos e isso nunca tinha acontecido e que eu não aceitava essa desculpa. Eles levaram quase um ano me enrolando, prá chegar a data do fim da garantia e eu perder. Mas eu passei um e-mail para a Proteste (www.proteste.com.br) com cópia para a fábrica e assim com uma semana eles me ligaram e mandaram eu escolher um outro modelo que eles iriam mandar fazer a troca. Escolhi uma melhor, que nem me lembro que existe gelo. Até hoje, não tive mais problemas.
Já troquei sandália com defeito de fábrica, sofá, colchão, produtos no supermercado e tudo que me aparece com defeito na entrega. E no final, eles ainda me pedem desculpas, ficam meus amigos e eu fico satisfeita.
Por último, com a troca da minha operadora de telefone, o vendedor errou no valor da venda. Ligando para conferir se foi instalado o que eu havia contratado, eles me informaram um valor mais alto. Então eu pedi que eles ouvissem a gravação do dia em que o funcionário me ligou me oferecendo o produto e confirmassem o valor, porque eu ouvi bem e anotei tudo o que ele foi-me falando, inclusive o número do protocolo. Pensando que eu fosse desistir, me deixaram mais de meia hora esperando. Passaram a ligação para uma supervisora que confirmou que eu estava certa e como não podiam mudar o plano, eu iria receber um "desconto", para chegar no valor contratado.
No final, ainda me pediu desculpas pelo transtorno. Agora só me resta aguardar a conta para confirmação final.
Isso é apenas um alerta para aqueles que ainda engolem sapos. Sabendo nos nossos direitos, devemos reivindicar, desde que com educação e sem ofender a ninguém.
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