Espiritualidade


(Uma coisa que não discuto é religião, por isso o item é chamado de Espiritualidade.
Cada pessoa tem a sua crença e eu respeito muito.
Depende da forma de cada um sentir Deus dentro de si.
.......................................................................................


'Cinema na Casa do Papai Noel' é atração para crianças carentes, em RO


Sessões acontecem gratuitamente até 25 de dezembro, em Ariquemes.
Há dez anos, Edvaldo distribui presente e doces para crianças do bairro.


Já é tradição no Setor 9 em Ariquemes, município distante cerca de 200 quilômetros de Porto Velho. Há dez anos, em todo Natal, o ajudante de pedreiro Edivaldo Teixeira Furtado distribui balas e presentes para as crianças do bairro, caracterizado do bom velhinho. Em 2014, ele decidiu fazer mais e montou um telão no quintal de casa para os pequenos assistirem a filmes e desenhos animados no mês de dezembro. É o "Cinema na Casa do Papai Noel".
A sala improvisada de cinema é ao ar livre e os assentos são feitos com tijolos e tábuas de madeira. A pipoca é garantida durante as sessões e, de vez em quando, balas e pirulitos também passam por lá, para a alegria das crianças. Com olhos vidrados na projeção que fica na parede da casa de Edivaldo, elas se divertem.


"Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o ultimo centavo"

Embutidos nas palavras do Cristo sempre há um ensinamento profundo. É preciso que saibamos enxergá-lo com os olhos da alma. Quando nos detemos na letra interpretada literalmente, perdemos o contato com as claridades reluzentes da sabedoria existente. A colocação de pagamento levou equivocadamente a se entender que estamos na vida para resolver um problema contábil. A vida é muito mais do que uma questão de dívida e pagamento. Estamos nela para aprender a amar.
A colocação do Cristo pode nos levar à comprrensão de que não devemos deixar as coisas por fazer nem pensar que pode ser resolvido quando relevamos as dificuldades ao rol do esquecimento. As questões não resolvidas e temporariamente esquecidas ficam no inconsciente à espera de solução.
O espírito só se livra de uma questão quando as emoções a ela vinculadas se estabilizam. Enquanto ficarem vinculadas a uma experiência de emoções desarmonizadas, haverá necessidade de aprendizado e, na maioria dos casos, de reviver-se o fato gerador.
A harmonia e o equilíbrio das emoções é a tônica das leis de Deus. Em tudo que se faz deve-se buscar a harmonia a fim de que o passo seguinte seja o surgimento do amor. Quanto mais em paz e harmonia, mais seá possível ao coração amar.

23/04
Hoje é dia de São Jorge, um dos santos mais venerados do catolicismo e das regiões afro-brasileras, onde assume a forma de Ogun. O mártir, que teria vivido entre 275 e 303, inspirou os cavaleiros Templários, uma ordem secreta com participação política decisiva nas cruzadas e na idade média.
Suas histórias, como a que matou o dragão, e seu cavalo branco, inspiraram muitas músicas ao longo do tempo e seu nome foi dado a muitas crianças, como acontece até hoje.
Para marcar a data, o Virgula Música fez uma seleção de músicas de xarás do santo guerreiro: Seu Jorge, Jorge Benjor, Jorge Mautner, Jorge & Mateus, George Benson, Jorge Du Peixe e Jorge Aragão. Salve, Jorge!

Família e Opção Religiosa

A  opção religiosa pertence a uma categoria de atitudes humanas nas quais o arquétipo do sagrado é acionado preponderantemente. Vivê-lo torna-se uma necessidade psicológica na medida que decorre de vivências primitivas do ser humano. O contato com o sagrado, transcendente, espiritual ou o que se assemelhe, sempre fez parte das origens psicológicas do ser humano. Está em seu perispírito e no inconsciente tal necessidade como se fosse uma espécie de alimento ao espírito.

Psiquicamente necessitamos do contato com o espiritual e de estabelecer uma relação com Deus. O indivíduo que se declara ateu também tem a mesma necessidade, a qual se encontra reprimida por algum tempo. Essa repressão, muitas vezes motivada pelo orgulho ferido, precisa ser dissolvida para que a pessoa realize seu encontro com o sagrado. É necessário que isso seja feito de forma a atingir o ponto gerador da repressão. Na maioria dos casos a quebra da barreira repressora não se dá pelo intelecto, mas principalmente, pelo coração.

Hoje, a religião deve libertar sem culpar; deve ensinar sem impor; deve educar com amor, visando a felicidade do Espírito.
(Evangelho e Família - Novaes, Adenáuer)

NAMASTÊ

Toda a criatura é um reflexo dos Dez Atributos Divinos: Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria, Severidade.Namastê traz o Sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, num templo ou mesmo na natureza.Deus está em tudo, em cada um de nós e qualquer dissociação da imagem do divino da nossa é inútil.Ao fazer o Namastê, afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado, indissociáveis e iguais.

...........................................

Dança e música clássica indiana e meditação Sahaja Yoga

A renomada mestre de dança, canto e percussão indiana Anandita Basu, fará oito apresentações no Rio, no início de junho, pela primeira vez com os músicos do grupo Sangeet.
Será no espetáculo Music of Joy (música e alegria), organizado pela Sociedade Sahaja Yoga do Brasil, entidade fundada pela mestra espiritual Shri Mataji Nirmala Devi, indicada duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz.  As apresentações acontecerão entre os dias 5 e 13 de junho em diversos locais no Rio de Janeiro e Niterói. Os eventos são gratuitos e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura, FUNARJ e da FIRJAN.

No espetáculo, o público terá a oportunidade de se transportar para uma outra realidade das mitologias e divindades hindus, viajando pela imensa riqueza das tradições da Índia através da dança tradicional e ritualística, apresentada há décadas nos templos Hindus, e pela melodia da sagrada música clássica indiana.
A proposta da turnê é também trazer aos espectadores a famosa prática milenar da meditação indiana, ensinando-os a meditar e a buscar na natureza meios de melhorar sua sintonia com o universo de forma mais sensível e responsável, alcançando equilíbrio, bem estar e harmonia no dia-a-dia.
O espetáculo realizado no Brasil desde 2004 reúne artistas brasileiros e estrangeiros da Sociedade Sahaja Yoga. Na turnê 2012, Anandita Basu apresenta-se acompanhada pelo Sangeet Ananda, grupo de músicos integrantes da Sahaja Yoga, liderado por Svetlana Vladimirovna Brandi (harmonium e voz), Bruno Descaves (violino), Eduardo Roscoe (tabla), Marcelo Peluso (dolak), Geraldo Guimarães (violão), Misao Inoue (voz), Yulia Braga (voz), Luciana Higa (voz), Eduardo Marino (voz), Apoena Braga (voz).
....................................................................

Num país subdesenvolvido como se analisa o apelo da Religião? A comunidade religiosa tem significativo espaço de solidariedade entre os fiéis? Caso contrário, qual tem sido seu papel?

- A religião tem exercido, no curso da História, um papel relevante de referência à construção da sociedade, dos países, da humanidade. Infelizmente, até este momento, em razão de paixões egoísticas em predomínio, os religiosos tem-se utilizado da fé para escravizar, para harir resultados confortáveis para eles mesmos, tiranizando e afligindo aqueles que lhes negam a subserviência ou aceitação dos seus impositivos, vivendo regaladamente das Doutrinas que divulgam e dizem viver. É claro que há exceções extraordinárias e comovedoras, que demonsram o valor dos Espíritos Nobres que se reencarnam em todos os campos das atividades humanas, a fim de promoverem o progresso e o crescimento dos povos e das Nações. ....

A religião tem como meta aproximar a criatura do seu Criador, religá-la a Deus. Para tanto, além do ministério específico, deverá ser um admirável auxiliar em todos os momentos, de forma que, por seu intermédio, a sociedade se torne melhor e mais feliz, e não apenas mais devota.

(Do Livro: Atualidade do Pensamento Espírita de Divaldo Franco)

..................................................

10 MANDAMENTOS DA SERENIDADE DO PAPA JOÃO XXIII

1. Só por hoje, tratarei de viver exclusivamente este meu dia, sem querer resolver todos os meus problemas de uma só vez.
2. Só por hoje, terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros, sendo delicado em meus modos, não criticando/julgando ninguém, não tentando melhorar ou disciplinar ninguém senão a mim mesmo.
3. Só por hoje, me sentirei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só no outro mundo como neste também.
4. Só por hoje, me adaptarei as circunstâncias sem pretender que as circunstancias se adaptem aos meus desejos.
5. Só por hoje, dedicarei pelo menos 10 minutos de meu tempo a uma boa leitura, lembrando-me que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a vida de minha alma.
6. Só por hoje, praticarei uma boa ação sem contar para ninguém.
7. Só por hoje, se for ofendido em meus sentimentos procurarei que ninguém saiba. (só o analista, rs rs)
8. Só por hoje, farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente mas, em todo caso, vou fazê-lo. E me guardarei bem de duas calamidades – a pressa e a indecisão.
9. Só por hoje, serei firme em minha fé de que a Divina Providencia se ocupa de mim como se existisse somente eu no mundo, ainda que as circunstancias manifestem o contrário.
10. Só por hoje não terei medo de nada. Em particular, não terei medo de gostar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.

Vocês podem não acreditar, mas eu já venci uma depressão com esses mandamentos. Lia todos os dias antes de iniciar o trabalho e hoje ainda faço mentalmente, todos os dias.
.........................
"Nascemos e renascemos muitas e muitas vezes e é possível que cada criatura tenha sido nosso parente em alguma ocasião. Portanto, é possível que todas as criaturas tenham laços familiares entre si".
Dalai Lama

"Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou ao coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 


PRECE DE CÁRITAS

DEUS, nosso Pai, que sois todo poder e bondade, dai forca àquele que passa pela provação;
dai luz àquele que procura a verdade, pondo no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus, dai ao viajor a estrela guia; ao aflito a consolação;
ao doente o repouso.
Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade, a criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor, que a vossa bondade se estenda sobre tudo que Criastes.
Piedade Senhor, para aqueles que não vos conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.
Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra.
Deixa-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós como um grito de reconhecimento e amor.
Como Moisés sobre a montanha, nos Vós esperamos com os braços abertos, oh! Poder... oh! Bondade... oh! Beleza... oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte alcançar a Vossa misericórdia.
Deus, dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós.
Dai-nos a caridade pura; dai-nos a fé e a razão;
dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas, o espelho onde deve refletir a Vossa Santa e Misericordiosa imagem. 
.............................................

"A compaixão e o amor caridoso são as características principais da realização plena e da felicidade".
Palavras de Sabedoria do Dalai Lama


Petição do Aprendiz

Senhor Jesus,
Deste-nos a conhecer a grandeza do bem.
Ensina-nos a praticá-lo.
Quando não possa oferecer-te o serviço excelente,
orienta-me para que eu faça o melhor ao meu alcance.
No entanto,se as circuntâncias estiverem contra os meus propósitos,
ampara-me a fim de que te entregue o bom trabalho.
Se isso, porém, não me for concedido, em vista das imperfeições
que carrego, permite-me confiar-te o meu esforço sofrível.

Entretanto, Mestre, se ainda aqui estiver sob impedimento para a concretização do meu desejo, auxilia-me a trazer-te a migalha de bem que eu puder, mas, de qualquer modo, rogo-te Senhor, para que me livres da inércia e que, embora em me arrastando, consiga algo aprender para servir-te, servindo ao próximo, hoje, agora e sempre.


Jesus no teu dia-a-dia

Cristãos de variadas denominações, inclusive os Espíritas, acreditam que estar com Jesus é pronunciar diariamente preces previamente formuladas de maneira automática, quando não, executar rituais muitas vezes duvidosos, aos quais se outorgam poderes específicos e sobrenaturais. É muito mais que isso.
Ter Jesus no dia-a-dia, é encontrar disposição e felicidade para encarar um novo amanhecer, independentemente dos problemas que surgirem, oferecendo o melhor de si....
Superando a ansiedade de Eulália Bueno
.....................................................................................................

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

 ..............................................................................
"A fé dissipa a dúvida e a hesitação, liberta-nos do sofrimento e nos conduz à terra da paz e da felicidade".

Palavra de Sabedoria do Dalai Lama


JESUS CONTIGO

Diante de qualquer circunstância, guarda sempre a certeza de que Jesus estará contigo.
Diante da doença, mesmo que não estejas cercado de cuidados e de carinho, acima de tudo, Jesus estará contigo.
Se te vires açoitado pela dúvida, supreendido pela insegurança ou abatido pelo desânimo, nunca te esqueças de que Jesus estará contigo.
E, se em algum momento, a dor te atingir e ao teu redor não encontrares uma mão amiga ou um coração seguro para te amparar Se apenas as lágrimas te oferecerem companhia, umedecendo-te a face abatida pelo sofrimento e tiveres a certeza de que ninguém segue ao teu lado, observa com atenção. Perto de ti há um semblante sereno, um olhar doce e penetrante, uma figura plácida e, ao mesmo tempo forte que te agasalha junto ao próprio regaço, uma figua luminosa cujas mãos te sustentam os passos cambaleantes e cuja voz a soar no teu imo te incentiva a continuar...
É Jesus contigo!
Não o abandones. Segue tu com ele, por onde fores.
Do livro Superando a Ansiedade de Eulália Bueno

Nunca deixo de acreditar que Ele está sempre comigo, porrisso, mesmo que caia, levanto mais forte.

............................................................
O caminho para a felicidade não é reto.

Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS, 

existem semáforos chamados AMIGOS, 

luzes de cautela chamadas FAMÍLIA, 

e tudo se consegue se tens: um estepe chamado DECISÃO, 

um motor poderoso chamado AMOR, 

um bom seguro chamado Fé, 

combustível abundante chamado PACIÊNCIA, 

mas acima de tudo um motorista habilidoso chamado DEUS! 

Mahatma Gandhi
..................................................
Eleve seu pensamento e busque crer na essência das coisas e não nas palavras que as define.
A fé chega onde nada alcança, pois quando temos fé sentimos, em nós mesmos, a essência Divina.

Comece tendo fé em seu poder de mudar a si mesmo.

..................................................................................

Perguntaram para Dalai Lama
"O que mais te surpreende na humanidade?"
E ele respondeu:
"    Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
     E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
    E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivesse vivido. "


"Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles são mais sensíveis." (George Gurdjieff)


A PACIÊNCIA

A paciência é uma bênção que Deus envia aos seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes, mas bendizei a Deus, todo poderoso, que  vos marcou nesse mundo para a glória no céu.

Sede pacientes; a paciência é também uma caridade e deveis praticar a lei da caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres, é a mais fácil das caridades; mas há uma bem mais penosa e muito mais meritória: perdoar àqueles que Deus colocou no nosso caminho para serem os instrumentos dos nossos sofrimentos e para por a nossa paciência à prova.
(Um espírito amigo, Havre, 1862 do Evangelho seg.o Espiritismo)

..................................

"O olho é a lâmpada do corpo.
Se teu olho é bom, todo o teu
corpo se encherá de luz.
Mas se ele é mau, todo teu
corpo se encherá de escuridão.
Se a luz que há em ti está
apagada, imensa é a escuridão. "
"Jesus Cristo"
.............................................. 
ERA ASSIM QUE GHANDI ORAVA...
 
“Senhor, Ajuda-me a dizer a verdade diante dos fortes
e a não dizer mentiras para ganhart aplausos dos fracos.
Se me dás fortuna, não me tires a razão.
Se me dás sucesso, não me tires a humildade.
Se me dás humildade, não me tires a dignidade.
Ajuda-me a enxergar o outro lado, não me deixes acusar
o outro apenas por não pensar igual a mim.
Ensina-me a amar os outros como a mim mesmo.
Não deixes que me torne orgulhoso se triunfo, nem cair em desespero se fracasso.
Recorda-me que o fracasso é a experiência que precede o triunfo.
Ensina-me que perdoar é sinal de grandeza e que vingança é sinal de baixeza.
Se não me deres o êxito, dá-me forças para aprender com o fracasso.
Se eu ofender, dá-me forças para desculpar-me e se me ofenderem,
dá-me grandeza para perdoar.
Senhor, se eu esquecer de ti, nunca se esqueça de mim!"

................................................................

(Espiritismo não é igreja)
Apenas para clarear o campo de conhecimento dos que ainda têm dúvidas, em achar que Candomblé, Cartomancia, Necromancia, Umbanda e outras práticas espiritualistas é Espiritismo, vai aqui uma pequena tabela, exemplificando algumas práticas de alguns segmentos, para apreciação daqueles que consideram relevante o uso da inteligência e do bom senso, a fim de um discernimento mais coerente e responsável. Veja quem adota e quem não adota o quê.
Procedimento, prática ou ritual
                                       Umbanda      Catolicismo    Espiritismo
1. Uso de altares                   sim             sim                 não
2. Uso de imagens                sim             sim                  não
3. Uso de velas                      sim            sim                  não
4. Incensos/defumações       sim            sim                  não
                                                                     
5. Vestimentas especiais     sim             sim                 não
6. Obrigações                       sim             sim                 não
7. Proibições                         sim             sim                 não
8. Ajoelhar-se                       sim             sim                 não
9.Bebidas nos cultos            sim             sim                 não
10. Sacerdócio                      sim             sim                 não
11. Sacramentos                   sim             sim                 não
12. Casamentos                    sim            sim                 não
13. Amuletos, patuás, etc.    sim            sim                 não
14. Hinos e cantarolas          sim            sim                 não
15. Crença em satanás        sim             sim                 não

Espiritismo não é igreja
Em princípio corrijam a conceituação inicial: Espiritismo não é simplesmente religião. Ele não veio ao mundo com objetivo nenhum de ser religião. Trata-se de uma doutrina filosófica, com base calcada na racionalidade, na lógica e na razão, apenas com conseqüências religiosas, haja vista que os seus adeptos ficam livres da submissão a qualquer religião, por não serem obrigados a coisa nenhuma e nem serem proibidos de nada. Há centros espíritas que se portam como se fossem igrejas, mas isto é produto da concepção equivocada dos seus dirigentes, que ainda sentem a necessidade da rezação, em que pese o Espiritismo ser algo muito acima disto.
Não existe "Kardecismo", existe "Espiritismo"
O jornalista equivocado costuma utilizar-se da expressão "kardecismo", para identificar algo que ele imagina ser uma "ramificação" do Espiritismo, achando que Espiritismo é um "montão de coisas" que existe por aí, quando na realidade não é.
A palavra "Espiritismo" foi criada, ou inventada, como queiram, pelo senhor Allan Kardec, exclusivamente, para denominar a doutrina nova que foi trazida ao mundo, por iniciativa de Espíritos, e que tem os seus postulados próprios.
Portanto, qualquer crença ou prática religiosa que utiliza-se da denominação "Espiritismo", fora desta que se enquadre nos seus postulados, está utilizando-se indevidamente de uma denominação, mergulhando no campo da fraude. Daí a verdade que o nome disto que vocês chamam de "kardecismo", verdadeiramente é "Espiritismo".

Autor desconhecido

CARIDADE

Há várias maneiras de se fazer a caridade, que muitos dentre vós, confundem com a esmola; há todavia, uma gande diferença. A esmola, meus amigos, é algumas vezes útil porque alivia os pobres. mas é quase sempre humilhante para aquele que o faz e para aquele que a recebe. A caridade, ao contrário, liga o benfeitor e o beneficiado, e depois se disfarça de tantas maneiras!.... Pode-se ser caridoso mesmo com os parentes, com os amigos, sendo indulgentes uns para com os outros, em se perdoando as fraquezas, em tendo cuidado para não ferir o amor´próprio de ninguém. Para vós, espíritas, em vossa maneira de agir para com aqueles que não pensam como vós; em conduzindo os menos esclarecidos a crerem, e isso sem os chocar, sem contradizer as suas convicções, mas os conduzindo muito suavemente às nossas reuniões onde poderão nos ouvir, e onde saberemos encontrar a brecha do coração por onde devemos penetrar.
Eis um aspecto da caridade.
(Cáritas, Lião, 1861)
O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap.XIII)
.................................................................

Uma idéia que lampeja na mente, dependendo de sua natureza, pode nos conduzir ao êxito ou ao fracasso. O importante é sabermos como conceber, num lampejo, uma idéia genial - uma inspiração divina.
Palavras de Sabedoria - Seicho-no-ie


Determinação, coragem e autoconfiança, são fatores decisivos para o sucesso. Não importa quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.
Palavras do Dalai Lama
...................................................................................
O provérbio "Os semelhantes se atraem" expressa uma das leis mentais. É preciso manter a mente o mais alegre possível. A felicidade visita os lares onde reina a mente alegre.

Palavras de Sabedoria - Seicho-no-ie.....................................................................

Os biógrafos de Jesus nunca referiram que Ele houvesse adoecido, experimentando transtornos emocionais ou psíquicos, por ser "Perfeito com o Pai é perfeito".
A busca, portanto, da saúde é o caminho para a perfeição relativa que a todos está destinada.
Deter-se na lamentação ou na revolta, no ressentimento ou na amargura, constitui demonstração de inferioridade que o sofrimento se encarregará de modificar, ensejando renovação interior da qual surgirão os fatores para o equilíbrio e a felicidade.

Página psicografada pelo médium Divaldo P. Franco em 5 de dezembro de 2009, na Espanha.

Por isso aguardo com fé e paciência a minha cura, porque sei que estou a caminho da  perfeição e da felicidade

Honrai Vosso Pai e Vossa Mãe

O mandamento "Honrai vosso pai e vossa mãe" é uma consequência da lei geral de caridade e de amor ao próximo, porque não se pode amar o próximo sem amar pai e mãe; mas a palavra honrai encerra um dever a mais a seu respeito: o da piedade filial. Deus quis mostrar com isso que, ao amor, é preciso acrescentar o respeito, as atenções, a submissão e a condescendência, o que implica a obrigação de cumprir para com eles, de um modo mais rigoroso ainda, tudo que a caridade manda para com o próximo. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que estão no lugar de pai e de mãe, e que tem tanto mais mérito quando seu devotamento é menos obrigatório. Deus pune sempre, de maneira rigorosa, toda violação a esse mandamento.
Honrar a seu pai e a sua mãe, não é somente respeitá-los; é assisti-los na necessidade, proporcionar-lhes o repouso na velhice, cercá-los de solicitude como fizeram por nós em nossa infância.

O Evangelho segundo o Espiritismo - Cap.XIV


Se todos os filhos seguissem esse mandamento, os pais seriam bem mais felizes. Não se viam tantos idosos jogados nos abrigos, muitos sem nunca terem sido visitados pelos filhos. Alguns ainda se aproveitam da aposentadoria dos pais para ajudar nas despesas e o menor canto da casa é que sobra prá eles. Ou os deixa sem os remédios que eles precisam. Uma tristeza!
Porém, graças a Deus, ainda existem filhos bons que reconhecem o valor de seus pais e retribuem com carinho e atenção, os cuidados que receberam na infância. Esses, com certeza, serão sempre abençoados, não só nessa vida mas em toda sua existência. 


Oração de Santo Antônio:
"Meu grande amigo Santo Antônio, Tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios.
Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos.
Fazei que eu seja realista, confiante, digno e alegre.
Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada...
Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé.
Assim seja."

Fonte: Mais Você
...........................................................................
CARMA E VIDA

As pessoas acercaram-se do Mestre em silêncio. Ele penetrou-as com um dúlcido olhar como se as rasgassem interiormente com um punhal de luz.
Uma mulher aflita, então pediu-Lhe:
- Mestre, fala-nos do carma e da vida.
Após meditar um pouco, Ele abriu a boca e esclareceu:
_ No processo da evolução, o Espírito mergulha na matéria a fim de adquirir experiências e alcançar a plenitude, sob a divina inspiração e pelo seu esforço pessoal.
O corpo, por essa razão, faz-se instrumento para que se cumpram as leis do dharma, ou justiça. Como decorrência, o uso das faculdades orgânicas, intelectuais e morais gera o karma e seus efeitos.
Como a toda ação corresponde uma reação de igual vigor, conforme se atue, são estabelecidas, automaticamente, as consequências, felizes ou desventuradas, que se incorporam à economia da vida.
Quando ditosas, promovem o homem; se infelizes, propelem-no ao renascimento reeducativo, purificador.
Ninguém foge, por isso mesmo, às leis, nem às suas manifestações, tornando-se cada ser respondável pela sua marcha, no rumo do infinito.
Do livro "A um passo da Imortalidade, cap.1 psicografado por Divaldo Franco
................................................................................................


MEDITANDO SOBRE A COMPAIXÃO (com o Dalai Lama)
Comecem visualizando uma pessoa que esteja em extremo sofrimento, alguém que esteja sentindo dor ou que esteja numa situação muito aflitiva. Durante os três primeiros minutos da meditação, reflitam sobre o sofrimento desse indivíduo com um enfoque mais analítico... pensem no seu intenso sofrimento e no estado lamentável da existência dessa pessoa. Depois de pensar no sofrimento dessa pessoa por alguns minutos, em seguida, procurem associar tudo isso a vocês mesmos, com o seguinte enfoque: esse indivíduo tem a mesma capacidade para vivenciar a dor, a alegria, a felicidade e o sofrimento que eu tenho. Procurem então permitir que venha à tona sua reação natural... um sentimento de compaixão por aquela pessoa.


A fé se diz da confiança que se tem no cumprimento de uma coisa, da certeza de atingir um fim; ela dá uma espécie de lucidez que faz ver, no pensamento, o fim para o qual se tende e os meios de atingi-lo, de sorte que aquele que a possui caminha, por assim dizer, com certeza..
A fé sincera e verdadeira é sempre calma. Dá a paciência que sabe esperar, porque tendo seu ponto de apoio na inteligência e na compreensão das coisas, está certa de chegar. A calma na luta é sempre um sinal de força e de confiança.
A verdadeira fé se alia à humildade. Aquele que a possui coloca sua confiança em Deus mais do que vem si mesmo, porque sabe que, simples instrumento da vontade de Deus, não pode nada sem Ele.
Do Evangelho Segundo o Espiritismo
 ......................................................................
"Vou abrir minha igreja e já volto!!! - Folha de São Paulo...
O primeiro milagre do heliocentrismo
Eu, Claudio Angelo, editor de Ciência da Folha, e Rafael Garcia, repórter do jornal, decidimos abrir uma igreja.
Com o auxílio técnico do departamento Jurídico da Folha e do escritório Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo Gasparian Advogados, fizemo-lo. Precisamos apenas de R$ 418,42 em taxas e emolumentos e de cinco dias úteis (não consecutivos) . É tudo muito simples.
Não existem requisitos teológicos ou doutrinários para criar um culto religioso. Tampouco se exige número mínimo de fiéis.
Com o registro da Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio e seu CNPJ, pudemos abrir uma conta bancária na qual realizamos aplicações financeiras isentas de IR e IOF. Mas esses não são os únicos benefícios fiscais da empreitada. Nos termos do artigo 150 da Constituição, templos de qualquer culto são imunes a todos os impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, se levássemos a coisa adiante, poderíamos nos livrar de IPVA, IPTU, ISS, ITR e vários outros "Is" de bens colocados em nome da igreja.
Há também vantagens extratributárias. Os templos são livres para se organizarem como bem entenderem, o que inclui escolher seus sacerdotes. Uma vez ungidos, eles adquirem privilégios como a isenção do serviço militar obrigatório (já sagrei meus filhos Ian e David ministros religiosos) e direito a prisão especial".

Eu fiquei indignada com essa notícia! É por isso que estão abrindo igrejas de todo tipo em qualquer lugar. Não é o povo que está se tornando mais religioso! 
Aqui na Bahia transformaram espaços culturais em igreja, principalmente os cinemas. Em Salvador, as salas do Art I e Art II no bairro do Politeama, o cine Bahia, na Av. Carlos Gomes, e o Tupi na Baixa do Sapateiro. No Tupi, ainda fizeram o despropósito de destruir os painés do artista plástico Juarez Paraíso, pode! No interior, sei de Alagoinhas, que os cinemas também foram transformados em igreja. Um absurdo! Não que eu seja contra as igrejas, Deus me livre! mas "a gente não quer só comida (material e espiritual), a gente também quer diversão e arte!"
Mas a questão aí aqui não é a igreja em si e sim as vantagens de se abrir uma igreja.

No sábado de aleluia a Globo transmitiu a peça teatral "A Paixão de Cristo", que acontece todos os anos em Nova Jerusalém, Pernambuco.
Graças a Deus tive a oportunidade de ver (ao vivo) essa encenação tão maravilhosa! O cenário, a atuação dos atores, o espaço para o público, os efeitos especiais, o figurino....tudo tão perfeito!
A impressão que tive é que estava mesmo ali naquela época, sentindo toda a angústia e o sofrimento de Jesus.
Dessa vez assisti do meu sofá e observei de perto a expressão no rosto dos atores. (Só faltou mais "sangue").  Não resisti, e...pasmem, fotografei.
Tiago Lacerda como Jesus, Fafá de Belém como Maria e Vanessa Lóes como Madalena.
A cena que mais me comoveu foi "La Pietá". Uma verdadeira obra de arte.
Vejam e julguem!


 





....................................................................
"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo? Onde está o motivo para brigas?"
"O mais perfeito ato do homem é a Paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil."
"A não violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos."
[Gandhi]

Disse Cristo: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
Sem Allan Kardec, desconheceríamos que o raciocínio não pode ser alienado em assuntos da fé e que a religião deve ser sentida e praticada, estudada e pesquisada, para que não venhamos a converter o Evangelho em museu de fanatismo e superstição.
Cristo revela.
Kardec descortina
http://www.casadepaijaco.com.br/
.....................................................................................................
A verdadeira religião não tem nada a ver com Deus, com o diabo, céu ou inferno.
A palavra "Religião" tem que ser entendida. A palavra é significativa;  significa unir as partes, para que eles não sejam mais partes, mas tornem-se um todo. O significado principal da palavra religião é uniar as coisas de tal maneira que a parte não seja mais uma parte, mas torne-se o todo. Cada parte torna-se o todo, em união.
Cada parte, separada, está morta: unidas, uma nova qualidade aparece, a qualidade do todo. E trazer essa qualidade para a sua vida é o propósito da religião. Não tem nada a ver com Deus ou com o diabo.
Mas a maneira como as religiões tem funcionado no mundo...
Elas têm mudado toda a sua qualidade, a verdadeira estrutura, em vez de torná-la um. Comumente você é muitos, uma multidão. É necessário dissolver essa multidão num todo, de modo que tudo em você comece a funcionar em harmonia com tudo mais dentro de você e não haja nenhum conflito, nenhuma divisão, nenhuma luta, ninguém superior, ninguém inferior... você é simplesmente um todo harmonioso.
Osho
....................................................................................................
Será que a fé ajuda a melhorar a saúde? No hospital israelita Albert Einstein, a sinagoga é ecumênica e virou portal da esperança de quem tem fé, independentemente do credo. “Isso ajuda a pessoa a batalhar para se recuperar e se curar”, disse o rabino Arnold Turcheck.

O médico Wilson Nogueira descobriu a força da fé quando virou paciente.
Há quatro anos ele teve um enfarte. “Fiquei 15 dias entubado. Padres de todas as religiões rezaram por mim. Isso fez a diferença e vai continuar fazendo a diferença”, falou.

A ciência cada vez mais tem acreditado nisso. Se antigamente os estudos sobre medicina e fé investigavam se esses benefícios vinham da religiosidade das pessoas. Hoje, as pesquisas consideram o nível de espiritualidade delas - o que é bem diferente.
Em vez de levar em conta os atos sociais, ou seja, quantas vezes o fiel frequenta celebrações como a missa, a ciência está valorizando a ligação pessoal que cada ser humano tem com a entidade superior em que acredita. Isso é a espiritualidade.

Seja quais forem os rumos das pesquisas nos próximos anos, ninguém duvida que fé e medicina vão seguir juntas.

LOGOSOFIA
A palavra Logosofia reúne os elementos gregos logos e sofia, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador ou manifestação do saber supremo, e ciência original ou sabedoria, respectivamente, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.
A Logosofia é uma nova mensagem à humanidade, com palavras plenas de alento, de verdade e de clara orientação. Encerra uma nova forma de vida, forma que move o homem a pensar e a sentir de outra maneira, graças ao descobrimento logosófico de agentes causais, que, ignorados antes por ele, se manifestam agora à vista de seu entendimento, de sua reflexão e de seu juízo, da mesma forma que à sua sensibilidade.
Ciência e cultura ao mesmo tempo, a Logosofia transcende a esfera comum, configurando uma doutrina de ordem transcendente. Como doutrina, está destinada a nutrir o espírito das gerações presentes e futuras com uma nova força energética, essencialmente mental, necessária e imprescindível para o desenvolvimento das aptidões humanas. Conta com duas forças poderosas que, ao unir-se e irmanar-se, levam o homem a cumprir os dois fins de sua existência: evoluir para a perfeição e constituir-se em um verdadeiro servidor da humanidade. Uma dessas forças é o conhecimento que oferece à mente humana; a outra, o afeto que ensina a realizar nos corações.
A ciência logosófica abriu uma nova rota para o desenvolvimento humano. Seu trajeto implica uma direção definida e imodificável, em cujos trechos se cumpre, gradual e ininterruptamente, a realização simultânea dos conhecimentos que possibilitam seu extenso percurso. A dita realização abarca o conhecimento de si mesmo e dos semelhantes; o do mundo mental, metafísico ou transcendente; e o das leis universais, unindo-se a ela o avanço gradual e supremo do homem até as alturas metafísicas que custodiam o Grande Mistério da Criação e do Criador.