Livros

O livro mais recente que estou lendo é "O Pensamento" de Luzi Helena Mathia Arruda, sobre o trabalho de "Leon Denis" referente à Doutrina Espírita.

Referências sobre o livro eu já mostrei na página inicial. Recomendo a leitura. Estarei postando mais alguma informação, até o final da leitura.

..................................................................................................
Voltei a procurar o livro comer, rezar, amar, para relembrar uma carta para Deus que  autora conta que escreveu quando precisava concluir o seu divórcio que estava demorando muito. É sempre emocionante:
“Querido Deus,
Por favor intervenha e ajude a terminar este divórcio. Meu marido e eu não conseguimos manter nosso casamento, e agora não estamos conseguindo nos divorciar. Esse processo venenoso está nos causando sofrimento e a todos aqueles que gostam de nós.

Eu sei que o senhor está ocupado com guerras e tragédias,  e com conflitos muitos maiores do que a disputa infindável de um casal disfuncional. Mas acho que a saúde do planeta é afetada pela saúde de cada indivíduo que vive nele. Enquanto duas almas quaisquer estiverem envolvidas em algum conflito, o mundo inteiro será contaminado por isso.

Da mesma forma, se duas almas quaisquer puderem ser libertadas da discórdia, isso irá aumentar a saúde generalizada do mundo, do mesmo modo que algumas células saudáveis em um corpo podem aumentar a saúde generalizada desse corpo.

Meu mais humilde pedido, portanto, é que o senhor nos ajude a terminar este conflito, de modo que mais duas pessoas possam ter a oportunidade de se tornarem livres e saudáveis, e par que haja um pouquinho menos de animosidade e de amargura em um mundo já tão prejudicado pelo sofrimento”.

Agradeço-lhe pela sua gentil atenção,

Respeitosamente,

Liz
 

Estou aqui para falar de livros novamente, mas não de um só livro. Estou prestando serviço voluntário na biblioteca do Centro Espírita que frequento e que me ajuda a superar os momentos de solidão e de toda aquela fase que passei, mas com fé na cura. Agora é a minha vez de fazer alguma coisa por Jesus, como Ele faz por mim. Ainda não tive tempo para ler, (apenas um), porque no momento estou usando o meu talento e restaurando e etiquetando os livros. Mas em breve, quando estiver mais folgada, lerei alguns. São romances, histórias, poesias, narração, trovas etc. e livros didáticos sobre a doutrina espírita. É um acervo muito rico para quem quer conhecer a doutrina e para aumentar o conhecimento de quem já é adepto.
Estou adorando minha nova ocupação, o que está também me preparando para retornar ao trabalho.
...................................................................... 

Li, em viagem de junho, o romance Giovanna. Uma história simples e bonita, recheada de muito romantismo.
......................................................................

Aproveitei uns dias de licença para a cura de um dente, para emprestar um livro da biblioteca, o qual estou gostando muito. É Atualidade do Pensamento Espírita, psicografado por Divaldo Franco, ditado pelo Espírito Vianna de Carvalho. Impressionante como ele responde às perguntas de especialistas em todas as áreas do conhecimento, como Filosofia, Arte, Psicologia, Religião, Direito, Ciências e até Informática.
Sobre a Informática, ele responde:


"A Tecnologia através do computador, da multimídia, da Internet - dando acesso imediato a todos os bancos de dados e troca de informações em qualquer parte do mundo - não nos estará dando a visão próxima de um mundo sem Escolas e sem Professores?

- Haverá sempre a necessidade de Escolas, cada vez mais amplas e belas nos seus aspectos de cultura e de moralidade. O contato humano, o intercâmbio de experiências e de emoções com as criaturas serão sempre fundamentais para o desenvolvimento do ser em formação. A multimídia poderá facilitar a aprendizagem, ampliar a capacidade de conhecimentos, proporcionar comodidades culturais, no entanto, a Escola será sempre o Laboratório Vivo de atividades e convívio dos seres humanos, onde se haurirá a sabedoria dos professores nas lições ministradas, mas também na convivência saudável e orientadora, que as máquinas, por mais perfeitas, pelo fato de não possuírem alma nem calor humano, jamais poderão substituir".
....................................................................
Ultimamente, depois que fiquei curada e não paro mais, não tenho parado também para ler livros. Até o meu blog, tenho deixado um pouco de lado, para cuidar do que deixei passar nesses anos sem sair muito de casa. Porém, prá não deixar em branco, recebi esta linda história por e-mail e estou compartilhando com vocês.

O QUE É O AMOR ?

Em uma sala de aula, haviam várias crianças; quando uma delas perguntou a professora:
- Professora, o que é o AMOR? A professora sentiu que a criança merecia uma resposta a altura da pergunta inteligente que fizera. Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor. As... crianças saíram apressadas e, ao voltarem, a professora disse:
- Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
- Eu trouxe esta FLOR, não é linda?
A segunda criança falou:
- Eu trouxe esta BORBOLETA - veja o colorido de suas asas, vou colocá-la em minha coleção.
A terceira criança completou:
- Eu trouxe este FILHOTE DE PASSARINHO - ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim as crianças foram se colocando.
Terminada a exposição, a professora notou que havia uma criança que tinha ficado quieta o tempo todo. Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.
A professora se dirigiu a ela e perguntou:
- Meu bem, por que você nada trouxe?
E a criança timidamente respondeu:
- Desculpe, professora. Vi a FLOR, e senti o seu perfume, pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu PERFUME exalasse por mais tempo. Vi também a BORBOLETA, leve, colorida... Ela parecia tão feliz, que não tive coragem de aprisioná-la.
Vi também o PASSARINHO, caído entre as folhas, mas, ao subir na árvore, notei o olhar triste de sua mãe, e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo: o perfume da flor; a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho. Como posso mostrar o que trouxe?
A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera, que só podemos trazer o AMOR em nosso coração.
Extraída do livro "Histórias para Sua Criança Interior"
Eliane de Araujoh -


 .........................   .........................    .........................     ...................

NÃO POSSO
Jamais diga "Não Posso".
Examina as tuas possibilidades com carinho e espírito de auxílio e com certeza, mesmo desprovido de condições, o amor multiplicará as tuas capacidades para encetares o favor solicitado.
Lembra-te de que se estendem pelos caminhos da vida as filas dos desesperados, acima de tudo desasperançados, profundamente necessitados de compaixão.
Nesse instante, percebe que as tuas próprias dificuldades tornam infinitamente menores diante da dor alheia e não percas a oportunidade de servir, retirando da despensa mais singela da alma o suprimento que te suplicam.
Todas as vezes em que dizes: "Não posso, tu permites que se rompa o fluxo da vida em ti, estagnando à margem do caminho.
Se algum dia tiveres que dizer a frase:"Não posso", que seja somente para declarar: "Não posso deixar de servir por amor a Jesus".
Do livro: Superando a ansiedade de Eulália Bueno

........................................................ 
Nesse período de "recesso", li dois romances espíritas; "Infidelidade e Perdão" do espírito Josué psicografado por Eurípedes Kuhl e "Violetas na Janela", pelo espírito Patrícia, psicografado por sua tia Vera Lúcia Marinzech de Carvalho.
O primeiro, uma trama comum entre casais. Infidelidades, mentiras, muitas reviravoltas na vida e por fim o perdão e a paz.
No outro, Patrícia conta sua vida depois que acordou no mundo espiritual. Tinha falecido de um aneurisma cerebral. Estava tranquila, apenas não sabia onde estava. Ela se encontrava na ala de recuperação de um hospital.
Como já tinha conhecimento do espiritismo, não se assustou. Foi recebida pela avó e só queria saber como estavam os pais e os irmãos com a sua partida.
E ela continua contando como foi-se acostumando com a vida espiritual, sem se esquecer, porém sem apego, da sua vida material, até poder um dia vir visitar os parentes.
É um romance muito lindo, que faz a pessoa não temer a morte e ter certeza que estamos sempre vivos e nunca sozinhos. Sempre temos nossos amigos espirituais a nos proteger e nos orientar.
Vale a pena ler e crer.
..................................................................
 
Salvador vai ganhar nova rede de livraria

O grupo Leitura vai inaugurar sua primeira filial na Bahia no Shopping Bela Vista

A colunista Sara Barnuevo do site Gente e Mercado informou, ontem, que Salvador vai ganhar mais uma rede de livrarias.
O grupo Leitura vai inaugurar sua primeira filial na Bahia no Shopping Bela Vista, empreendimento que vem sendo erguido pela JHSF, próximo à Rotula do Abacaxi, e que tem previsão de inauguração da sua primeira etapa até junho de 2012.
A rede Leitura está há 45 anos no mercado e conta com 30 lojas distribuídas por seis estados, além do Distrito Federal.
A Leitura segue o mesmo perfil das redes Cultura e Saraiva, comercializando livros, produtos de papelaria, CDs, DVDs, itens de informática, games, eletroeletrônicos e brinquedos.
Confira www.leitura.com.
(redacao@portalibahia.com.br)
.....................................................................

"Hoje sinto que nas despedidas se instala o reinado de uma indefinida emoção, que dói no peito, sem machucá-lo, que queima a alma, sem feri-la, que embaça a visão, sem prejudicá-la, que prende os sentimentos, sem algemá-los: é a saudade! Se isso não acontece com as duas partes, pelo menos em uma, com certeza..."
Do livro Infidelidade e Perdão - pelo espírito Josué, psicografado por Eurípedes Kuhl
.........................................................................

A nova moda do momento são os audiobooks e os minibooks (www.minibooks.com.pe). São ótimos porque a pessoa pode levar para onde quiser, sem fazer volume, sem pesar na bolsa e bom de leitura. No momento estou com as obras completas de Fernando Pessoa em 433 mini páginas. Já pensaram no peso disso tudo em um livro normal? 
Por falar nisso, vai uma dele aí. Deleitem-se:

Leve, leve,
muito leve,
Um vento
muito leve passa,
E vai-se,
sempre muito leve.
E eu não sei o que penso
Nem procuro sabê-lo.
...........................................................

O PODER DO AGORA  (Eckhart Tolle)

"O passado e o futuro são ilusões da mente, existe apenas o Agora.
Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora. Nada jamais acontecerá no futuro, acontecerá no Agora.
O passado é apenas um traço da memória armazenado na mente, de um Agora anterior. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontecer, acontece como sendo Agora.
Nossa vida é Agora. Utilize os seus sentidos plenamente. Esteja onde você está. Focalize sua atenção no Agora e verifique quais são os seus problemas neste exato momento.
Você está acordando do sonho do tempo e entrando no presente".
.
Essas são apenas algumas palavras desse livro que li há algum tempo, mas que sempre me lembro quando me sinto ansiosa por algum acontecimento futuro. O futuro que venha por si mesmo. Como se diz no popular: "...a Deus pertence". 
......................................................

Já algumas palavras do Dalai Lama no livro A Arte da Felicidade":

FELICIDADE
Quanto maior o nível de serenidade da mente, maior será nossa paz de espírito e maior nossa capacidade para levar uma vida feliz e prazerosa.
Cultivar estados mentais positivos como a generosidade e a compaixão, decididamente conduz a uma melhor saúde mental e à felicidade.
 
INTIMIDADE
Disposição de abrirmos para os outros, formando laços profundos e autênticos baseados na nossa humanidade comum.
EMPATIA
Capacidade de avaliar o sofrimento do outro. (eu pensava que era simpatia recíproca).
AMIZADE
O fator que sustenta uma verdadeira amizade é o sentimento de afeto. Se faltar isso, não será possível sustentar uma amizade real.
RELACIONAMENTO
Se abordamos uma pessoa com a idéia da compaixão, isso automaticamente reduz o medo e permite uma franqueza com os outros. Cria uma atmosfera amiga e positiva. Com essa atitude, podemos tentar um relacionamento no qual cada um de nós, por si mesmo, cria a possibilidade de receber afeto ou uma reação positiva por parte de outra pessoa. E com essa atitude, mesmo que a outra pessoa seja antipática ou não nos dê uma resposta positiva, pelo menos nós a abordamos com uma sensação de abertura que nos proporciona uma  certa flexibilidade e a liberdade de mudar nossa abordagem conforme necessário.
COMPAIXÃO
É uma atitude mental baseada no desejo de que os outros se livrem do seu sofrimento e está associada a uma sensação de compromisso, responsabilidade e respeito para com o outro.
Ao gerar a compaixão, quando se está assumindo a dor de outra pessoa, pode-se também de início vivenciar um certo grau de desconforto, uma sensação de constrangimento ou de incapacidade de suportar a situação. Existe um sentimento de ligação e compromisso, uma disposição a estender a mão aos outros, uma sensação de energia em vez de entorpecimento.



 “O Evangelho segundo Jesus Cristo”  de José Saramago.
Neste livro estou descobrindo um Jesus diferente daquele que me mostraram quando criança nas aulas de catecismo na Escola Católica. Aquele era um Jesus Divino, enviado por Deus para nos salvar, mas que parecia muito distante de nós. Neste livro, estou conhecendo um Jesus bem humano, com sentimentos e desejos humanos, apenas com um imenso amor pela humanidade.  Dessa forma, sinto que realmente somos irmãos (Dele).
A dúvida
Onde Jesus esteve dos 13 aos 30 anos?
Segundo Saramago, pastando ovelhas com um homem desconhecido, para ganhar o seu sustento, já que ele havia abandonado o lar. Depois se juntou a pescadores para ajudar na pescaria. Com Ele os peixes vinham às redes.
E os 40 dias que ele passou no deserto?
De acordo com Saramago, ele passou esses 40 dias no mar em meio a um imenso nevoeiro, conversando com Deus e com o Demônio. Foi aí que Ele tomou conhecimento da sua missão.
E quanto a Maria de Magdala?
Viveram juntos desde que se conheceram e se apaixonaram. Por Ele, ela deixou a vida de prostituição e O acompanhou até o fim.

Acreditei mais nessa história. Tudo que o autor cita, parece mais humano, mas real, mais próximo de nós.

Comer, Rezar, Amar
Elizabeth Gilbert
Como citei antes, estou aqui falando desse livro que achei maravihoso! Acho que toca com todo mundo que já amou, casou, separou, recomeçou a vida ("ou não" C.V.).
Não vou ficar contando a história. O livro está nas livrarias, o filme ainda está em cartaz e breve deve estar também nas locadoras. Aqui mesmo na net, vc pode acessar o trailler do filme e comentários de vários autores. Desse livro eu quero dizer o seguinte:
Lendo a página 40, me deparei com um diálogo entre a autora e a amiga Iva.
"Liz - Acho que não consigo aguentar mais um ano de processo. Eu agora queria uma intervenção divina. Queria poder escrever um abaixo-assinado para Deus pedindo para isto terminar......
Iva - Onde você arrumou essa idéia idiota?
Liz- Como assim?
Iva - Como assumou a idéia de que não pode fazer um pedido ao universo como uma prece? Você faz parte do universo, Liz. Você é um pedaço dele e tem todo o direito de participar das ações do universo, e de deixar claros os seus sentimentos. Então, diga a sua opinião. Defenda o seu ponto de vista. Acredite em mim: no mínimo, isso vai ser levado em consideração.
- É mesmo?
- É, escute, se você fosse escrever um abaixo assinado para Deus, nesse instante, o que diria?"
Nesse instante, Liz pega um caderninho e escreve uma carta prá Deus.
"Querido Deus,
 Por favor intervenha e ajude a terminar este divórcio........"
Terminado, ela agradece e assina.
A amiga, que estava dirigindo, disse que também assinava com o coração.
E elas por pensamento foram pedindo para a família assinar. A mãe, o pai, a irmã, Bill e Hilary Clinton, Abraham Lincoln, Madre Tereza de Calculá, Bono, Dalai Lama, Matin Luter King, Gandhi, Mandela e várias outras celebridades. Michael Fox foi o último.
Ela cochilou por um tempo e quando acordou o telefone tocou. Do outro lado a advogada de Nova York.
- Ele acabou de assinar!
(Pena que o filme não mostra esses pequenos detalhes. É muito sintético. Por isso é bom que se leia o livro primeiro).

Bem, o que me chamou atenção, foi que a gente não pensa que faz parte do Universo, que somos todos Um.
Então, tentando provar que também sou parte desse Universo e que também mereço que o Universo me ajude, fiz o meu abaixo-assinado prá Deus, prá Ele intervir num processo que já vinha se arrastando há quase dez anos, e fui pedindo prá todos assinarem: o primeiro foi meu pai, já falecido, todos os meus parentes, amigos e divindades. Pedi com fé e com muita emoção! Acreditei! Depois queimei ao ar livre. Ouvi dizer que queimando, chega mais depressa. Não fiquei contando os dias para receber o pedido. Esqueci!
Até que um dia (entre 20 a 30 dias), meu filho liga me dando a boa notícia. Tudo estava resolvido!

Portanto, foi essa a grande lição que tirei deste livro. Confiar no Universo, na Divina Providência e nas palavras de Jesus. "Pedi e obtereis", Buscai e achareis".
Muita Luz para todos!


Mente e Cérebro Maravilhosos"

Transformar nosso coração e nossa mente é compreender como funcionam os sentimentos e os pensamentos".
Dalai Lama

As pessoas pensam porque sentem. Mas, antes de sentir, percebem com suas lentes sensoriais e mentais. Essa percepção pode ser distorcida ou não; pode desencadear sentimentos construtivos ou emoções destrutivas.

A mente lúcida usa suas inteligências para a busca da verdade dentro de si, cultiva hábitos diários para estimular o desenvolvimento dos pensamentos e das ações construtivas, e transforma os sentimentos desagradáveis em algum tipo de pensar e agir para o bem.

Exercitar-se e sair do sedentarismo e das zonas de conforto significa manter a mente e o cérebro despertos, prontos para superar os desafios da vida pelo caminho da clareza, da verdade, da maturidade afetiva.

O cérebro, parte física da mente, é como um músculo: quanto mais o utilizamos, mais tonificado, saudável, flexível e inteligente ele fica.
Conceição Trucom

Esse é o Prefácio do livro com o título acima, que eu li e mantenho sempre à mão porque pratico os exercícios físicos e mentais. Por achar muito bom, recomendo. Vocês podem achar tudo no site da autora:
http://www.docelimao.com.br

Sempre que leio um livro, sinto que aprendo muito com ele, porisso sempre faço alguns destaques. O mais recente foi  "A Cabana" de Willian P. Yang em que destaquei as frases abaixo:

"Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido"

" A confiança é fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado."

"Gastei maior parte do meu tempo e da minha energia tentando adquirir o que eu achava que era bom, como a segurança financeira, a saúde, a aposentadoria, ou sei lá o que. E gastei uma quantidade gigantesca de energia e preocupação temendo o que determinei que era mau."

"A terra repleta de céu,
e cada arbusto comum incendiado com Deus,
mas só aquele que vê tira os sapatos;
os outros se sentam ao redor e colhem amoras"
Elizabeth B.Browning
theshackbook.com
wes@ambassadorspeakers.com